- Área: 62 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Gabriel Konrath
-
Fabricantes: Alubra Esquadrias
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Cabana Rio Novo é um refúgio de final de semana inserido em um amplo terreno familiar no litoral gaúcho, de paisagem tranquila e pitoresca. A estética contemporânea contrasta com as casas e galpões de madeira, mais tradicionais, dos irmãos da cliente. Sua forma minimalista propõe uma releitura da cabana tradicional, deixando o destaque à materialidade da madeira. A textura natural desse elemento traz sensação de conforto e aconchego, convidando a estar em casa, conforme os próprios moradores definiram: “onde o tempo passa mais devagar”.
O projeto busca trazer, apesar da localização de praia, a atmosfera campestre, onde o destaque é a conexão da casa com seu entorno natural. Além da materialidade, temos os ventos, os sons das árvores e outros sons da natureza em geral, a luz natural do nascer e do pôr do sol que são de grande destaque nesse lugar e, assim, a Cabana Rio Novo serve como um observatório da paisagem. A atmosfera no primeiro horário da noite com contraste da luz interna aconchegante e o céu multicolor, inspiram a contemplação.
Uma característica importante de Arquitetura que permeia todo o projeto, é ser, de certa forma, ‘discreto’, para que o destaque fique no entorno e no uso - é o simples sem ser simplista, sendo puro e de qualidade, sem deixar a desejar, sem ser cansativo ao longo do tempo. O objetivo é mesmo alinhar arquitetura e natureza, valorizando a sensação de estar próximo ao verde, trazendo texturas e a ambientação propícia ao descanso do final de semana.
A Cabana tem o objetivo de ser compacta e objetiva para o final de semana de um casal e, às vezes, mais dois amigos. A solução foi em planta baixa de forma retangular, subtraindo um volume da fachada principal, que vem a ser a varanda. O método construtivo escolhido, desde a concepção, foi a construção seca em madeira tipo woodframe, devido a limpeza, rapidez, eficiência do sistema e, é claro, à afinidade do material com o entorno. A construção toda levou menos de cem dias e gerou menos de duas caçambas de entulho.
Os tons da Cabana se distribuem por planos cor de madeira localizados no volume inicial, como um envelope externo, contrastando com planos escuros, em preto, que são os planos recuados. Os interiores da Cabana são funcionais e convidam a natureza externa a participar da vivência, por meio de grandes planos de esquadrias. Esteticamente, as soluções arquitetônicas se deram de maneiras simples de forma a dar fundo aos objetos pessoais dos clientes, reforçando a atmosfera de casa, na intenção de trazer sensação de aconchego.